Você sabia que, de acordo com a Associação Brasileira do Sono, um em cada três brasileiros sofre com a insônia, a tal da dificuldade para dormir ou manter-se dormindo durante a noite?
As principais causas costumam ser fatores psicológicos como ansiedade, depressão e estresse.
Outras causas frequentes são dores, uso de medicamentos, doenças respiratórias e reumáticas.
Como falamos melhor em um outro artigo, um dos tratamentos pode ser o cuidado com a higiene do sono, ou seja, limpar tudo aquilo que pode estar atrapalhando esse período.
Separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar e melhorar a sua relação com o sono, tendo noites mais tranquilas e dias mais agradáveis, veja:
- Não lute com a insônia
Uma das coisas que as pessoas costumam fazer quando estão com insônia é se forçar a ficar na cama e dormir de qualquer maneira, mas essa não é uma estratégia inteligente na visão dos especialistas.
O ideal é retornar às atividades de antes de deitar, sempre sem muita agitação e luz baixa como ler ou assistir programas de tv mais tranquilos, até que o sono apareça.
- Faça atividades relaxantes a noite
Sendo os principais fatores da insônia, os psicológicos, quando estamos passando por um turbilhão de pensamentos fica difícil relaxar e permitir que o sono chegue.
No período da noite, dê preferência para atividades relaxantes que tirem o stress do longo dia de trabalho, tirem o foco dos problemas do dia e acalmem o seu cérebro, permitindo que ele “esvazie” e assim que o sono tenha seu efeito.
- Evite alimentos pesados no jantar
Quando ingerimos alimentos pesados e gordurosos, nosso corpo precisa trabalhar mais para realizar a digestão e assim com essa atividade, tem mais dificuldade para relaxar.
Prefira alimentos de fácil digestão e que ajudem a induzir o sono.
- Se canse (fisicamente) ao longo do dia
É comum cansarmos mentalmente ao longo do dia devido à correria do dia a dia com trabalho e todas as obrigações.
Mas esse tipo de cansaço muitas vezes atrapalha na hora do sono.
Quando cansamos fisicamente realizando alguma atividade física ao longo do dia, o corpo pede descanso e a qualidade do nosso sono melhora.
- Evite dormir ao longo do dia
Muitas vezes devido ao cansaço causado pela falta de sono, as pessoas costumam tirar cochilos ao longo do dia, porém essa não é uma estratégia inteligente, uma vez que com o corpo descansado, levará mais tempo para que o mesmo adormeça no horário em que deveria.
O ideal é que o sono seja feito em apenas um horário do dia e nunca picado.
Você tem sofrido com insônia durante a pandemia? Conseguiu identificar algum fator dito no artigo que possa estar atrapalhando sua noite de sono?
Conta pra gente nos comentários quais são as suas dicas para driblar a insônia!