O colchão ideal para o seu corpo faz toda a diferença quando o assunto é conforto para ter uma noite tranquila de sono e para iniciar o dia bem.
É extremamente importante que sejam analisadas as características principais do colchão para que ele seja adequado para o seu corpo.
Preparamos sete dicas para você escolher o seu colchão e garantir que a qualidade do seu sono seja a melhor possível.
1 – Os tamanhos mais comuns de colchão
Existem três tamanhos de colchões mais comuns de se encontrar: colchão de casal, colchão de solteiro e colchão infantil.
O colchão de casal tem comprimento de 1,88 m e largura de 1,38 m, medidas que dão conforto aos cônjuges.
Já o colchão de solteiro costuma ter 1,88 m de comprimento e 78 cm de largura e comporta uma pessoa confortavelmente.
Por sua vez, o colchão infantil tem tamanho mínimo de 1,30 m de comprimento por 1 m de largura, tendo espaço o suficiente para uma criança.
2 – Os colchões maiores
King Size: tem 1,98 m de comprimento e 1,86 m de largura. Além disso, há uma variação chamada Super King Size com 2,03 m de comprimento e 1,93m de largura.
Queen Size: possui 1,98 m de comprimento por 1,58 m de largura e oferece um conforto maior para pessoas com mais de 1,80 m.
3 – Colchão de espumas
Colchões de espuma são fáceis de serem encontrados e possuem um bom custo-benefício, sendo muitas vezes a opção perfeita para a pessoa. Dura, em média, entre três e cinco anos.
A sua estrutura favorece a sustentação da coluna de maneira adequada, algo importantíssimo para quem possui algum problema de coluna.
É preciso ter atenção na hora de escolher o colchão de espuma, uma vez que o tipo da densidade vai determinar o tempo que ele vai durar. Leve o seu peso em consideração para que o colchão não fique deformado rapidamente.
Leia mais: 5 dicas para decorar o quarto de casal
4 – Colchão de molas
O colchão de molas se apresenta como uma boa escolha para quem quer um conforto para dormir e um colchão que dure mais tempo.
Costuma durar entre cinco e dez anos por conta da sua resistência ao peso do corpo, evitando o surgimento de deformações pela quantidade de molas distribuídas.
No entanto, é fundamental entender o quanto de peso que o colchão de molas pode receber para que o seu uso não seja prejudicado.
5 – A maciez do colchão
O colchão macio proporciona um uso estável e agradável quando menos exigido, como é o caso de crianças e pessoas com pouco peso.
Já o colchão médio geralmente é feito de látex e faz com que o corpo da pessoa fique estável em cima dele, principalmente das pessoas mais altas.
Por fim, o colchão extramacio é composto por viscoelástico e é recomendado para pessoas que usam a cama por várias horas do dia, sejam idosos ou pessoas doentes.
6 – A firmeza do colchão
O colchão firme é feito de poliuretano e indicado para quem tenha problemas sérios na coluna porque ajuda o corpo a ficar em uma posição correta.
Por outro lado, o colchão extra firme possui uma camada de madeira ou isopor que não o deixa afundar quando a pessoa deita sobre ele.
7 – Atenção aos detalhes do colchão
Esteja sempre ciente de que tipo de colchão é o melhor para você e preste atenção nas características e detalhes de composição.
Por exemplo: o material e o tecido influenciam diretamente na qualidade do seu sono e o tamanho do colchão determina se ele é adequado para o espaço do quarto.
Confira mais artigos no nosso blog e não perca conteúdos que podem te trazer ainda mais conforto no seu dia a dia.