Sejamos sinceros: algumas modas não deveriam existir. A volta das calças de cintura baixa e o retorno das ombreiras são duas tendências que poderiam ficar no passado. Mas se tem uma que nunca deveria nem ter começado é a dos falsos mitos de produtividade.
Elas estão por todo lugar. Quem nunca ouviu os famosos “trabalhe enquanto eles dormem” ou “uma pessoa produtiva de verdade vai dormir depois da meia-noite e às cinco da manhã já está de pé”
É mentira. O sono está tão intimamente ligado a quanto estamos produtivos no dia seguinte que podemos dizer sem medo de exageros que não existe alta produtividade sem sono de qualidade.
A relação entre sono e produtividade
Pessoas que dormem menos de cinco horas por noite têm uma queda de produtividade de 29% se comparadas a quem passa de sete a oito horas na cama. Para quem dorme de cinco a seis horas, a queda também é expressiva: 19% menos capacidade produtiva.
Só esse dado já poderia encerrar esse post, mas aqui vão mais algumas provas de que quem quer ter a produtividade em alta precisa mesmo é prestar atenção na qualidade do sono.
Para dormir bem é importante que a pessoa adote alguns hábitos que ajudam a regular o sono e que ajudam a chegar à fase do sono de profundo relaxamento, que muitas vezes é difícil de alcançar. Para isso, é importante determinar um horário para dormir e respeitar esse horário, criar um ambiente escuro e confortável e beber um chá calmante pelo menos 30 minutos antes de dormir.
Leia também: Como uma boa alimentação ajuda a dormir melhor?
A memória acontece de verdade durante o sono
Anda se esquecendo com facilidade das coisas? Pode ser falta de vitamina B12, mas também pode ser sinal que você tem como hábito dormir pouco.
Aliás, você sabe quantas horas uma pessoa deve dormir? No caso de um adulto, são de sete a nove horas por noite.
Mas voltando à memória, é durante o sono que o cérebro passa por uma espécie de “faxina geral”, abrindo espaço para novos aprendizados no dia seguinte. É também quando dormimos que fixamos a memória, ou seja, quando algo deixa de ser “decoreba” a passa a ser realmente uma lembrança.
As informações de um dia ficam armazenadas no hipocampo. Enquanto você dorme, elas são “transferidas” e ali ficarão por muito tempo. Possivelmente para sempre.
Criatividade e melhor capacidade de tomar decisões
Pessoas que trabalham com a criatividade frequentemente relatam ter acordado durante a noite com uma ideia genial. Faz sentido, afinal a criatividade do cérebro é estimulada durante o sono.
É por isso que aquela velha máxima de “vai dormir que amanhã você decide” é bastante real. Então às vezes deixar para amanhã o que você não consegue fazer hoje pode ser uma excelente ideia.
O sono melhora o humor
Talvez você não tenha reparado, mas a sua produtividade também depende do seu humor em um determinado dia. O humor, por sua vez, é amigo íntimo do sono.
Dormir poucas horas deixa uma pessoa irritável, brava e suscetível ao estresse. Tudo isso faz com ela reaja de maneira desproporcional a situações difíceis, podendo “explodir” a qualquer momento. Isso, definitivamente, não é produtividade.
Em média, é preciso dormir cerca de 8 a 9 horas de sono repousante para se estar bem alerta no dia seguinte e, por isso, quem precisa acordar cedo também deve ir para a cama cedo, respeitando estes horários, até mesmo nos fins de semana e feriados.
Uma boa dica para respeitar o horário de ir dormir é ter um alarme no celular a lembrar à que horas se deve ir para a cama. Além disso, para evitar que se durma mais do que o aconselhado e, consequentemente, fique mais tempo desperto à noite, pode ser interessante colocar o despertador longe da cama, pois assim a pessoa deve levantar para desligar o despertador e dessa forma fica mais fácil respeitar o horário de dormir no fim do dia.