O Horto Florestal de Campos do Jordão é uma das atrações mais lindas e inesperadas de Campos. Ele é o parque estadual mais antigo de São Paulo, com uma área que ocupa cerca de um terço da área de Campos do Jordão.
Conhecido também como Parque Estadual de Campos do Jordão, o Horto fica distante 13 km do centro da cidade e é um ótimo passeio para fazer em Campos do Jordão, especialmente se você gosta de natureza.
Com uma das maiores reservas de árvores coníferas do Estado de São Paulo, o Horto Florestal de Campos do Jordão permite fazer várias atividades de lazer. Há desde trilhas (das mais simples até maiores e complexas), tirolesa, arvorismo, comer num dos melhores restaurantes de Campos do Jordão, além de ver paisagens lindíssimas.
O Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido regionalmente como Horto Florestal, é um dos principais pontos turísticos e a maior atração natural de toda região. E não é para menos: o Parque ocupa uma área de 8,3 mil hectares, o equivalente a cerca de 1/3 da área total da cidade.
Essa extensa área de Preservação Ambiental contém uma parte do ecossistema da Mata Atlântica praticamente intocado e com grande biodiversidade. Por lá é possível encontrar bosques de araucárias, pinhos bravos, cedros, angicos, canelas, manacás, quaresmeiras, ipês, bromélias, orquídeas, dentre outras nobres espécies.
A fauna por lá também é vasta: esguias, jaguatiricas, pacas, catetos, veados, cotias, bugios, quatis e esquilos são algumas das espécies que habitam entre as matas, riachos, cachoeiras, lagos, cânions e corredeiras.
Leia também: Lista de casa nova: o que não pode faltar?
O Horto dispõe de trilhas com vários níveis de dificuldade, proporcionando passeios em meio a natureza para todas as idades. Entre elas estão:
– Trilha das Quatro Pontes: ideal para crianças, com um percurso de 1 km que atravessa 4 pontes pênseis sobre o Rio Sapucaí.
– Trilha do Monteiro Lobato: também indicada para crianças, já que são 250 metros, com nível fácil e apresentando em seu percurso esculturas do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
– Rio Sapucaí: trilha com relevo um pouco acidentado, mas também de nível fácil. São 2.600 metros acompanhando o Rio Sapucaí, passando por campos e bosques com araucárias centenárias, bromélias e muitas espécies de aves.
– Trilha dos Campos: trilha mais difícil devido ao grau de inclinação do terreno. Apresenta em seu um topo um mirante com 1.700 metros de altitude com um visual incrível que compensa a dificuldade da trilha.
– Cachoeira Celestina: percurso lindo e extenso, com nível de dificuldade alto. São 8,5 quilômetros de trilha entre subidas e descidas pelas montanhas. Do seu topo, é possível observar a Pedra do Baú e parte de Campos do Jordão.
– Trilha do Canhambora: percurso com 7 quilômetros e com desníveis leves. Essa trilha acompanha as águas cristalinas do Rio Canhambora.
– Trilha da Pedreira: percurso ideal para quem gosta de esportes radicais, sendo possível praticar escalada e rapel. A pedreira encontra-se a cerca de 1h de caminhada.
A melhor forma de chegar ao Horto é de carro, já que não há ônibus diretos para o local. Quem for de táxi ou Uber, vale a pena combinar um horário para voltar, já que por ser uma área não tão urbana, o sinal do celular e da internet não é tão constante para algumas operadoras.
A estrada é bem tranquila e bem pavimentada, com belas vistas para a região. O parque fica no final da estrada Av. Pedro Paulo, s/n, e a sinalização para chegar desde o centro de Campos do Jordão é super fácil e clara.
Gostou da nossa indicação de passeio em Campos do Jordão e quer conhecer mais sobre a cidade? Confira mais dicas em nosso blog.