Montanhas, arquitetura alpina, culinária diferenciada e passeios incríveis. Se você adora a combinação de extensas áreas verdes e ares europeus, a região de Campos do Jordão é o destino ideal para você! Hoje vamos dar dicas de roteiros turísticos para quem pretende visitar Campos do Jordão pela primeira vez.
Como já sabemos, a mais famosa cidade da região da Serra da Mantiqueira é sempre muito badalada no inverno. Nessa época acontecem os concertos do Festival Internacional de inverno, um grande evento de música erudita. Além disso, o clima de frio intenso é propício para programas como comer fondue, tomar um vinho ou chocolate quente e curtir as paisagens alpinas.
No verão, a cidade é mais tranquila e, apesar de também fazer frio a noite, as temperaturas são mais amenas e favorecem os passeios ao ar livre. É a época ideal para quem gosta de fazer trilhas e quer fugir do agito da alta temporada.
O que fazer em Campos do Jordão
Degustar cervejas na Fábrica da Baden Baden
Visitar a Fábrica da Baden Baden é um dos passeios mais tradicionais da cidade, principalmente para os apreciadores de cerveja artesanal. Entretanto é importante reservar sua visita com antecedência, para não arriscar chegar até lá e já estar lotado.
Fazer o Passeio de Trenzinho da Montanha
Nós somos adeptos a city tour, pois neles conseguimos conhecer um pouquinho mais das cidades que visitamos. Quando ficamos sabendo do passeio de trenzinho tivemos certeza que iríamos fazer.
O passeio sai bem do centro da cidade, pertinho do teleférico. Nesse city tour passamos por alguns pontos turísticos da cidade e o guia vai contando várias curiosidades. O passeio durou 1 hora e teve uma parada de 15 minutos no Ducha de Prata.
Conhecer a Ducha de Prata
A Ducha de Prata é um lugar bem charmoso, com muitas árvores, muita sombra e . também várias quedas d’águas construídas artificialmente. Lá é possível fazer arvorismo e tirolesa, mas infelizmente para quem vai com o trenzinho, não dá tempo de fazer estas atividades, pois a parada é de apenas 15 minutos.
O tempo da parada é suficiente para conhecer o local e tirar algumas fotos. No local existem muitas lojinhas vendendo artesanato, chocolates e outras coisas mais.
Caminhar pelo Centro da Vila Capivari
O centro da Vila Capivari é encantador. As casas são lindas e grande parte tem o estilo europeu. Lá as ruas são repletas de restaurantes, lanchonetes, artesanato e chocolate artesanal. Tiramos várias fotos e fizemos uma pausa para o almoço.
Saborear o Famoso Pastel do Pastelão do Maluf
Esse é o pastel mais famoso da cidade, pois ele tem nada menos que 32 centímetros, dá para acreditar? Delicioso e muito bem recheado! O pastel é tão grande que os atendentes nos entregam ele partido ao meio.
Apreciar a Vista da Cidade a Partir do Morro do Elefante
O Morro do Elefante é o principal ponto turístico da cidade e um dos mirantes mais conhecidos. Ele está a 1.800 metros de altura, de onde é possível observar a cidade, o lago cheio de pedalinhos, as casas em estilo europeu dos bairros Vila Capivari, Vila Abernéssia e Vila Jaguarive. A vista é linda!
Andar de Pedalinho
Esse é um dos passeios que fazem sucesso com as crianças, se você estiver com os pequenos, não deixe de dar uma volta no pedalinho.
Conhecer o Parque dos Elefantes
Na saída do Morro do Elefante está localizado o Parque dos Elefantes, com entrada gratuita. O Parque é interessante para quem está com crianças, pois tem estátuas de elefantes de todos os tipos e tamanhos e eles estão bem conservados.
Andar de Teleférico
O teleférico fica bem pertinho da Estação da Estrada de Ferro, você pode fazer os dois passeios em sequência. Durante boa parte do dia a fila do teleférico fica enorme. Então se você quiser fazer esse passeio, programe-se para chegar pouco antes das 10 horas, horário que ele começa a funcionar.
Leia também: Saiba como deixar a casa mais fresca.
Dicas importantes para visitar Campos do Jordão
- Leve dinheiro pois muitos estabelecimentos não aceitam cartão de crédito e alguns não aceitam também o de débito. Existem poucos caixas eletrônicos para sacar dinheiro e as filas são enormes!
- Acorde cedo e aproveite a parte da manhã para conhecer os locais que mais te interessam. Por volta das 11 horas o centro da cidade começa a ficar lotado e você pegará fila para tudo! E filas enormes! Tanto que não tivemos a oportunidade de andar no teleférico, pois ficaríamos mais de duas horas na fila.
- Tenha paciência pois o trânsito na cidade é intenso! Os estacionamentos custam caro! A melhor alternativa para quem quiser economizar é procurar um estacionamento que cobre por período e não por hora.
- Escolha quais locais quer conhecer e comece seu passeio por ele, pois a cidade fica lotada no inverno e você não consegue visitar todos os lugares. Não conseguimos visitar nem a metade do que programamos.
- Caso visite a cidade no inverno, não deixe de levar gorro, cachecol, luvas, meia calça de lã, pois certamente usará!
Para saber mais dicas sobre nossa cidade iluminada, confira nosso site