Como é gostoso chegar em casa e ter aquela cama confortável, macia e limpinha nos esperando após um dia intenso de trabalho, não é mesmo? E algo que parece uma tarefa muito simples, mas que tem diversos pontos a serem considerados, é a escolha da roupa de cama ideal.
Você deve imaginar que há inúmeros tipos de tecidos e modos de confecção para produzir uma roupa de cama, assim como as roupas que utilizamos. As escolhas variam conforme o investimento, gosto pessoal e necessidade. Há, por exemplo, roupas de cama fabricadas com 200 fios, tendo um custo mais elevado.
Com toda certeza, o impacto das escolhas te levará a uma noite de sono que pode ser prazerosa e agradável. Vamos a cinco dicas para facilitar a escolha da roupa de cama ideal para você.
1 – Tipos de tecidos da roupa de cama
Há uma infinidade de tramas e tecidos que podem ser utilizados para a confecção. O que é bom deixar claro é a quantidade de fios, pois quanto maior a quantidade de fios, significa que mais macio será o tecido.
Os tecidos mais comuns são: microfibra, linho, seda, cetim, percal, algodão egípcio e algodão pima.
Todos são ótimas opções de tecidos, mas cada um possui a sua particularidade. Recomendamos que você leia com atenção a etiqueta de cada produto antes de realizar a compra.
Leia também: Edredom ou Cobertor? Qual a Melhor Opção Para Dias Frios?
2 – Tamanhos da roupa de cama
Também é preciso entender os tamanhos da peça e quais são as medições da sua cama, pois isso influencia diretamente na escolha da roupa de cama ideal.
Cama de casal, cama de solteiro, cama king size, cama queen size, cama viúva… são vários tamanhos e você precisa saber qual é o da sua cama para não comprar uma roupa de cama pequena ou grande demais.
3 – As cores são importantes
Você quer todo o seu quarto combinando, não é? Então precisa dar uma atenção especial às cores das roupas de cama.
Considere a cor predominante do quarto e combine cores que façam sentido de acordo com a sua preferência. Os contrastes darão uma sensação de bem-estar ao ambiente, tendo um efeito único no cômodo.
Além disso, existem recomendações para as diferentes estações do ano: enquanto as cores escuras são indicadas para os dias frios do inverno, os tons mais claros são melhores para os dias quentes do verão.
4 – Os vários tipos de textura
Um detalhe que não pode passar despercebido é quanto às texturas das roupas de cama. Como a cama é um local de descanso, você precisa escolher peças que você considere agradáveis ao seu toque.
As texturas variam bastante, mas é comum encontrar roupas de cama com o aspecto liso, áspero, macio, rígido, dentre outros tipos.
O que vai determinar a sua escolha é a sensação que você terá ao encostar na roupa de cama.
5 – O conforto deve ser levado em conta
Por fim, você precisa fazer a sua escolha baseada no conforto das roupas de cama, e isso nunca deve ser ignorado.
Dê uma olhada na roupa de cama que você já possui e pense: você acha todas as peças confortáveis? Faria uma troca?
É importante ter em mente que os testes são sempre válidos para entender se determinado tecido ou textura é do seu agrado. Por isso, invista em roupas de cama que você tem certeza de que serão confortáveis.
Gostou do conteúdo? Então acesse o nosso blog para conferir outros artigos com materiais que englobam o tema do sono.