O Museu Felícia Leirner, localizado no bairro Alto Boa Vista em Campos do Jordão (SP), com uma séria de ações neste momento de Pandemia e consequente quarentena, manteve sua programação com a criação da campanha #CulturaemCasa.
A iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa foi aderida pelo Museu com o objetivo de incentivar as pessoas a ficarem em casa, mas que mesmo assim mantivessem o acesso, gratuito, às atividades culturais do equipamento, bem como do espaço expositivo através do site do museu.
No mês de setembro deu início à “Ação Virtual”.
Trazendo conteúdo de forma on-line, a ação do museu abordou diversos assuntos como biologia, poesia, biodiversidade, jogos educativos, arte, música e teatro, trazendo convidados e especialistas que tornaram esses momentos muito informativos.
Para fechar com chave de ouro, na semana de 21 a 27 de setembro, o museu trouxe a 14ª Primavera dos Museus – Com as portas fechadas, Museus visitam novas possibilidades.
Com assuntos relacionados às consequências da pandemia, abordou assuntos como experiências adquiridas com o distanciamento social, e o processo de planejamento e desenvolvimento de ações educativas para o formato virtual.
Para trazer essa nova realidade à roda de conversa, foram realizados tours virtuais pelos espaços do Museu e abordados temas como a nova realidade no cenário de pandemia sobre transformações em equipamentos culturais.
No próximo dia 27, domingo, encerrando a programação da 14ª Primavera dos Museus, foi convidada a mezzo-soprana Mere Oliveira para um pequeno concerto especial celebrando a mudança da estação.
Mere também dará início à série de pequenos recitais formados pelos solistas da Ópera Studio do Vale: os barítonos Túlio Lopes e Fábio Fagundes, o tenor Danilo Garrão e as sopranos Marcela Mendrot e Patrícia Bessa, que estarão na programação on-line do museu e auditório entre os meses de outubro e novembro.
Com os cantores, apresentam-se os pianistas Miguel Ticona, pianista formado pela Universidade de Buenos Aires e o Professor Daniel Cristiano Santos, doutorando em música pela USP.
A Ópera Studio do Vale, projeto social que proporciona aos estudantes de canto lírico a oportunidade de atuar em óperas e concertos, é dirigida pela mezzo-soprano e professora Mere Oliveira.
Desde 2016, o projeto apresenta a série Ópera no Museu, realização da Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté, e, em 2019, foi realizada a montagem da ópera “Amahl e os visitantes da noite”, de G. Menotti, apresentada no Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro, sob direção musical e pedagógica da maestrina e soprano Juliana Christmann e direção geral de Mere Oliveira.
Aproveite à visita a Campos do Jordão para conhecer a loja da Mamãe Gansa, será um prazer lhe receber!
Leia Também: 5 hotéis que valem a pena conhecer em Campos do Jordão