Inicialmente, o destino de inverno mais conhecido de São Paulo é ideal para uma viagem curta. Porém, pesquisando cuidadosamente, fica fácil perceber que um roteiro em Campos do Jordão pode ser feito com atividades para um fim de semana.
Você pode até já ter visitado a cidade e conhecer suas principais atrações e pontos turísticos em 48 horas. No entanto, saiba que a cidade e seus arredores têm inúmeras opções de lazer.
Neste post daremos sugestões para organizar um roteiro em Campos do Jordão, independente da quantidade de dias disponíveis.
Continue a leitura a seguir e saiba mais!
Primeiro dia – Horto Florestal, Teleférico e Capivari
Reserve o primeiro dia em Campos do Jordão para conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade.
Após um café da manhã bem reforçado, comece o tour logo cedo indo para o Horto Florestal, que fica a cerca de 5 quilômetros do centrinho turístico.
Para os viajantes que estiverem sem carro, a boa notícia é que há transporte público até lá, que deixa na entrada do parque.
Com uma natureza exuberante, apenas uma simples caminhada pelas áreas de lazer do Horto Florestal já faria a visita valer a pena. Porém, você também encontrará outras atrações por aqui, como, por exemplo: quatro trilhas diferentes, arvorismo e tirolesa, passeio de trenzinho, ou poderá também alugar uma bicicleta.
Opções para um dia inteiro de atividades certamente não faltam. Cabe ao visitante decidir quanto tempo investir no parque.
Saindo de lá, a dica é voltar a Capivari e no fim de tarde pegar o teleférico para o Morro do Elefante. É de lá que vemos uma das vistas panorâmicas mais lindas da região.
Por fim, para terminar o dia, nada melhor do que andar pelo centro turístico e aproveitar para repor as energias em algum restaurante ou bar da região.
Segundo dia – Palácio da Boa Vista, Museu Felícia Leirner, Fábrica Baden Baden, Pico do Itapeva
O segundo dia do seu roteiro em Campos do Jordão pode começar com uma visita ao Palácio da Boa Vista – também conhecido como Palácio do Governador.
Residência oficial do governador do estado de São Paulo, o palácio possui um belo acervo de peças mobiliárias, esculturas, obras de arte e porcelanas. É possível fazer visitas guiadas, porém, entre em contato para agendar antecipadamente.
Bem perto do local, uma atração que emociona até mesmo os mais desentendidos de arte é o Museu Felícia Leirner. Afinal, admirar a harmonia das suas esculturas num jardim bem cuidado não exige um grande conhecimento artístico. Já para aqueles que conhecem a história e admiram as obras da escultora, o passeio com certeza será ainda mais proveitoso.
A menos de três quilômetros do museu está outro passeio que você poderá incluir no seu roteiro: a visita monitorada pela fábrica da Cervejaria Baden Baden.
Apesar de a visita em si não ser das mais empolgantes, é uma ótima oportunidade para experimentar rótulos da marca, além de comprar algumas garrafas com preços inferiores Só não se esqueça de fazer seu agendamento por telefone antecipadamente, mesmo na baixa temporada.
Para encerrar o dia, se você estiver de carro – e o clima favorável – uma boa pedida é partir rumo ao Pico do Itapeva. Apesar de o mirante não ter uma estrutura muito adequada, a vista vale muitas fotos para registrar o passeio.
Gostou das dicas para aproveitar um fim de semana em Campos do Jordão? Leia também Conheça a história por trás da Estrada de Ferro de Campos do Jordão.