Você é daqueles passageiros conseguem dormir em qualquer lugar? Ou tem dificuldades para pegar no sono durante a viagem?
Caso se enquadre na segunda opção e não consegue dormir no avião, seja por ansiedade, mudanças bruscas no fuso horário ou uma poltrona desconfortável, tenha em mente que o importante é chegar bem e descansado no seu destino para aproveitar cada momento, além, é claro, amenizar os efeitos do jet lag.
Veja a seguir algumas dicas que irão te ajudar a pegar no sono em sua próxima viagem!
Use máscara para dormir no avião
O item é obrigatório para uma boa noite de sono, visto que a luz da cabine ou os raios de sol do lado de fora podem te atrapalhar na hora do cochilo.
Em voos longos durante o dia, as comissárias até pedem para que as janelas sejam fechadas para o maior conforto dos passageiros, mas muitas vezes algumas são abertas e a claridade atrapalha quem tenta dormir.
Muitas vezes a máscara é distribuída gratuitamente em alguns voos internacionais, mas tem se tornado item raro cada vez mais, com exceção, é claro, da primeira classe ou da classe executiva.
Para não ficar sem, é importante providenciar uma bem confortável antes do voo.
Vista roupas confortáveis para dormir no avião
Sabemos que muitos passageiros estão viajando a trabalho, mas, se possível, deixe de lado aquelas roupas apertadas e as que te incomodam. Tente usar calças e blusas bem confortáveis.
Em viagens longas, sempre viajo de camiseta e calça de moletom. Leve consigo também uma blusa, pois às vezes a temperatura interna da cabine está bem baixa. Nos pés também use um sapato bem confortável.
Relaxe a mente
Se o seu intuito é dormir durante o voo o melhor a fazer é descansar a mente antes de pegar no sono. Deixe de lado os equipamentos eletrônicos e aquele filme de ação que você gostaria muito de ver.
Tente evitar distrações que podem agitar a mente e te atrapalhar na hora de dormir.
Especialistas alertam que os equipamentos eletrônicos devem ser deixados de lado pelo menos 30 minutos antes da hora programada para dormir. A leitura de um livro ou audição de uma música relaxante podem te auxiliar a pegar no sono.
Não exagere em bebidas alcoólicas
A bebida alcoólica costuma ter o efeito relaxante para muitas pessoas. Mas não extrapole, pois, os efeitos na alta altitude são agravados.
A razão é simples: a bebida alcoólica desidrata e muitos especialistas alertam que uma dose em terra firme equivale a duas no ar.
É bom também evitar em excesso beber chás e refrigerantes com cafeína e, claro, café próximo do horário de dormir.
Utilize um travesseiro ou apoio de cabeça
Quem nunca tentou dormir com aqueles pequenos travesseiros distribuídos no avião? O melhor mesmo é levar aquele travesseiro que fica preso ao pescoço e assim relaxar a cabeça para conseguir dormir sentado. Além de que, a falta de apoio no pescoço pode também provocar um belo torcicolo.
Outra opção cada vez mais frequente nas aeronaves de longo alcance são os protetores de cabeça flexíveis que ajudam e muito na hora de relaxar e apoiar a cabeça. Caso a companhia ofereça um cobertor, uma dica é usá-lo como um travesseiro improvisado.
Gostou das nossas dicas? Leia também o artigo Como o travesseiro certo influencia na qualidade do sono?