A fondue (palavra feminina que significa fundido ou derretido) foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial por meados de 1930. E não foi nem por inovação na cozinha: foi por necessidade mesmo.
Devido às batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades. Continue lendo.
Levado à mesa em um rechaud aquecido por uma lamparina, a iguaria é servida diretamente por quem estiver degustando o prato, que irá mergulhar o pão no queijo derretido usando um garfo específico, e compartilhar o alimento de forma agradável e descontraída.
Com origem na região de fronteira entre a França e Suíça, o nome fondue vem do termo francês fondre (derreter) ou fundir, caracterizando o derretimento e mistura dos queijos Gruyère e Emmental.
Uma das versões sobre a origem do prato conta que sua criação teria ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial, quando os camponeses produtores de leite, que viviam nos Alpes Suíços, precisaram se alimentar da sua produção de queijos.
Assim para evitar se expor ao frio das montanhas e aos perigos dos combates, eles derretiam os restos dos queijos para fazer um creme, onde mergulhavam o pão e comiam para matar a fome.
Outra vertente acredita que os queijos usados para o preparo da fondue seriam muito caros, ficando fora do alcance dos camponeses. Então imagina-se que o prato seria consumido apenas por pessoas ricas, que viviam nas cidades suíças durante os séculos XVIII e XIX.
Sua disseminação teria acontecido na década de 1950, quando a fondue entrou nas cozinhas do exército sendo espalhada pelos soldados, que levaram a receita quando voltavam para casa.
Leia também: Dicas para começar o dia bem.
O primeiro registro sobre o preparo da iguaria está publicado em um livro de receitas escrito em 1699 na cidade de Zurique.
Com o tempo a arte de espetar o pão mergulhado no queijo derretido ganhou outros elementos e outros sabores. Como a fondue de carne, frita em óleo quente e também a popular fondue de chocolate e frutas servida como sobremesa. Além de outras variações.
O jeito, era reaproveitar o resto do que sobrava, e o que sobrava era queijo, já que a maioria dos camponeses vivia de produzir leite. Com as misturas dos queijos a ideia era produzir uma sopa, um alimento nutritivo e quente, que desse conta de espantar um pouco do frio. A mistura ficava no fogo até derreter. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava.
A Segunda Guerra Mundial terminou em setembro de 1945, mas o fondue só se tornou realmente famoso na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.
Apesar de ter surgido de forma rústica, o fondue se tornou uma comida refinada. Isso porque os ingredientes utilizados possuem um preço um pouco elevado, como é o caso dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyère.
Hoje, quando nos sentamos para degustar esse prato tão refinado, pouco sabemos sobre sua história. O jeitinho de tratar o nome pode enfrentar alguma resistência à mudança, mas a receita se adaptou nos últimos anos e, hoje, não fica só no “queijo derretido e pão”.
Hoje, pratos parecidos com fondue existem em culturas ao redor do mundo, como panelas quentes chinesas e shabu-shabu japonês, em que os clientes cozinham pedaços de carne, frutos-do-mar ou vegetais em uma panela comum de óleo borbulhante, ou caldo fumegante.
O queso fundido do México é servido com tortilhas em vez de pão, enquanto a bagna cauda na Itália depende de anchovas puras para textura e sabor e é normalmente acompanhada de vegetais.
Em Campos do Jordão a fondue é uma das especialidades que pode ser facilmente encontrada nos restaurantes da cidade. Além de combinar muito bem com a elegância e o clima da montanha.
Se esta história aumentou sua vontade de saborear uma deliciosa fondue, então faça suas malas e pegue a estrada para o comer a autêntica fondue suíça na serra paulista.
Para saber dicas e locais para visitar em Campos do Jordão, acompanhe nosso site.