Talvez você já tenha percebido uma alteração no seu sono conforme a temperatura dos dias aumenta e diminui, mas não sabe exatamente porque isso acontece.
Com essa curiosidade, pesquisamos sobre o nosso ciclo do sono em diferentes estações do ano, como verão e inverno onde a mudança de temperatura é mais brusca, e para nossa surpresa realmente existe um impacto direto da temperatura e também da luminosidade dessas estações no nosso sono.
Confira esse artigo até o final e descubra porque temos aquela vontade de não sair da cama nos dias mais frios e porque despertamos, mesmo sem querer, mais cedo nos dias quentes.
Por que dormimos mais?
Conforme falamos, a mudança entre as estações não altera somente a temperatura, mas também a luminosidade dos dias.
O ciclo “sono-vigília” que regula o tempo que dormimos e ficamos acordados, tem influência direta da luz do sol, como no inverno geralmente a luminosidade é menor, os dias amanhecem mais tarde e escurecem mais cedo, é normal que o sono se prolongue nestes períodos.
O nosso hormônio do sono, a melatonina, é produzida no nosso organismo em maior quantidade no período da noite, se o dia termina mais cedo, você irá começar a produzi-la em maior quantidade mais cedo, resultando em maior tempo de sono.
É preciso dormir mais?
Não exatamente, mesmo produzindo uma maior quantidade de melatonina, o nosso corpo se renova com a mesma quantidade de horas de qualquer outra estação do ano, apesar de ficarmos mais sonolentos.
Quando falamos em sono, qualidade importa muito mais do que quantidade, muitas pessoas vivem bem com apenas 6 horas de sono, muitas vezes por ter uma excelente qualidade de sono, para aquelas pessoas que tem maior dificuldade para dormir, pode ser necessário 7 ou 8 horas de sono por noite, e tudo bem, cada corpo funciona de uma maneira.
Que outras alterações podemos observar em dias mais frios?
Com certeza você já percebeu que não é apenas o sono que sofre alterações nos dias mais frios, seu humor e apetite também podem ser afetados.
A falta do sol por períodos mais longos do dia, impacta diretamente na produção de serotonina, o hormônio da alegria, o que faz com que muitas pessoas se sintam mais tristes e desanimadas nesse período.
E a fome? Bom, para manter a temperatura do nosso corpo, é necessário que o corpo em si gaste mais energia, fazendo com que você tenha mais fome, imagine o alimento como a lenha da sua fogueira interna.
Mas é necessário ter controle e entender que apesar de querer se alimentar mais vezes, não é necessário exagerar.
Uma boa dica para essa época do ano é investir em lanchinhos saudáveis ao longo do dia e aproveitar qualquer tempo de luz para manter a disposição, sabe aquele solzinho que aparece logo pela manhã e depois já se despede? Que tal aproveitá-lo?
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre o seu sono durante os dias mais frios do ano e as respostas do seu corpo, podendo lidar melhor com a sonolência e aquela fominha que parece não acabar!